sábado, 26 de maio de 2012

O violino

Os primeiros violinos foram feitos na Itália em meados do fim do século XIV e início do século XV, evoluindo de antecessores como arebec, vielle e a lira de braccio. Durante duzentos anos, a arte de fabricar violinos de primeira classe foi atributo de três familias de Cremona na Itália - os Amati, Guarneri e Stradivari (com a latinização deu-se stradivarius, Guarnerius).
O violino propriamente dito manteve-se inalterado por quatrocentos anos. A partir do século XIX modificou-se apenas a espessura das cordas, o uso dum cavalete mais alto e um braço mais inclinado. Inclusive, a forma do arco consolidou-se +/- nessa época. Originalmente com sua côncavidade voltada para o violino, o arco agora tem sua concavidade exteriormente, graças às mudanças feitas pelo fabricante de arcos François Tourte à pedido do virtuose Giovanni Battista Viotti, em 1782. O violino tem longa história na execução de músicas folclóricas, que vêm desde os seus antecessores(como o vielle). Sua utilização tornou-se mais expressiva a partir da segunda metade do século XV.

violino

    O violino é um instrumento de quatro cordas, mi, lá, ré, sol - do naipe das Cordas Friccionadas, que seria corresponde ao Soprano da voz humana. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas, dependendo do encordoamento utilizado, pode produzir timbres mais aveludados e mornos. Na orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de spalla. Depois do maestro, ele é o comandante da orquestra. O spalla fica bem à esquerda do maestro, logo na primeira estante do naipe dos primeiros-violinos. O som geralmente é produzido pela ação de friccionar a crina de um arco de madeira sobre as cordas. Esticada na parte inferior do arco está a crina, que é feita de vários fios de crina de cavalo, ou de material sintético. A crina de cavalo dá uma maior qualidade ao som. Antes de tocar o instrumento, o violinista passa sobre a crina uma resina chamada Breu, que tem o efeito de produzir o atrito entre os fios da crina e as cordas, gerando o som. O som produzido pelas cordas é transmitido ao corpo oco do violino, denominado caixa de ressonância, pela alma, um cilindro de madeira que fica dentro do corpo do violino, mais ou menos embaixo do lado direito do cavalete. A alma liga, mecânica e acusticamente, o tampo superior ao inferior do violino, fazendo com que o som vibre por todo o seu corpo. O Violino requer muitos cuidados, já que é um instrumento "sensível" às variações de temperatura e umidade, além de ser muito frágil. Recomenda-se sempre passar por ele uma flanela limpa e seca após tocá-lo e, sempre, guardá-lo em local longe do sol, poeira e umidade. E sempre afrouxar o arco após o uso, para que o mesmo não fique torto.
ANDRÉ RIEU´S




Nenhum comentário:

Postar um comentário