Dos
instrumentos musicais depois da voz humana, pode-se dizer que o trompete é
um dos instrumentos mais antigos. Se olharmos na sua historia e construção
verá que ele nasceu como um instrumento de chamada, utilizados por
pastores para conduzir o rebanho ou em tempos mais antigos utilizado para
assustar animais pré-históricos. Nessa época ele não
tinha afinação ou escala, apenas era um pedaço de chifre
que se produzia um som. Depois no período do metal, os romanos e outros
povos construíram-no de metal para ser utilizado em guerras. Seus timbres
e ataques davam os comandos para o exercito atacar ou não o inimigo.
O
trompete só começou a evoluir e a ser utilizado na musica no
século XV, no período do renascimento como ainda não
tinha uma técnica aprimorada na época, era apenas utilizado
para algumas notas e marcações (mais detalhes ver História
da Musica).
Mais tarde com a ajuda que Bach deu a musica na época
barroca, ajudou o trompete a evoluir também. Esse período foi
o inicio da utilização do trompete na musica, pois agora ele
tem notas e oitavas, podendo assim ser utilizado para a musica da época.
No período clássico, o trompete não
teve tantos avanços como teve a linguagem musical, fazendo assim o
trompete voltar a ser apenas um instrumento harmônico e de reforço
rítmico. O concerto de Haydn não foi escrito para trompete,
mas sim para cornet da época.
Mas só em 1815, um trompista alemão
chamado Heinrich Stölzel, criou o sistema de válvulas para instrumentos
de metal, e em 1939 o francês Périnet patentiou um sistema de
válvulas chamado de “gros piston” que é a origem
das válvulas que utilizamos hoje no trompete. Daí pra frente
o trompete teve seu lugar na musica, pois com esse sistema de válvulas
ele ficou completamente cromático.
Depois disso, o trompete ganhou também válvulas
para afinação do instrumento e de novas individuais.
Depois dessa evolução, as industrias
de instrumentos não pararam por ai, com o jazz e as orquestras, eles
criaram outras variações de trompete tais como: Cornet, Picollo,
Flugue Horn entre outros.
Não podemos esquecer dos músicos que
criaram técnicas e fizeram com que o trompete chega-se ao que é
hoje. Músicos incríveis como: Jonh Baptista Arban, King Oliver,
Dizie Dilespy, Duke Ellighton, Louis Armstrong, Arturo Sandoval e Winton Marsalis
(exemplo a ouvir: Variações sobre Carnaval de Veneza).
Informações sobre Bocais
Informações sobre Bocais
Borda
- Um contorno chato tende a segurar os lábios no lugar, por isso bordas
com um contorno mais arredondado permitem maior flexibilidade que os de contorno
chato. Uma borda mais larga aumenta o conforto e a resistência sobre
uma borda mais estreita. Porém uma borda larga oferece menos flexibilidade.
Uma borda que tenha a beirada (bite) mais aguda no
lado de dentro fornece articulações mais claras por segurar
os lábios no lugar.
Cup - Com o aumento do cup em tamanho, sobrará
mais lábio para vibrar o que faz um som com mais volume. A profundidade
do cup ajuda a controlar a qualidade do tom. Um formato arredondado produz
um som mais brilhante. Quando mais o formato se aproxima de um "V",
mais opaco o som se torna.
Backbore - O formato do backbore, tão como
seu volume, é muito importante no controle da resistência e da
qualidade sonora. Geralmente um backbore mais justo ou menor produz um som
mais brilhante enquanto que um backbore mais largo produz um som mais opaco
e meloso.
Shank - O tamanho do shank controla quão fundo
o bocal se encaixa nos lábios. Na maioria dos instrumentos o bocal
não se encaixa contra o fim do bocal, criando assim uma brecha entre
o fim e o começo do bocal. Essa brecha é muito importante na
medida que ela afeta a resistência e a entonação; uma
brecha menor produz menos resistência e vice-versa.
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